Reflexões sobre o valor do trabalho

fui fazer as unhas no salão, coisa que ocasional. antes de marcar perguntei o preço, 15 reais pé e mão.
sinti que não tava nada fácil tirar as minhas cutículas, as minhas mãos estavam detonadas... e era por isso mesmo que eu estava lá, se estivesse fácil, faria eu mesma. mas em certo momento comecei a achar que a manicure iria receber muito pouco pelo trabalho imenso que estava realizando.. uma fez as mãos, outra os pés. 7,50 pra cada uma... a dos pés foi mais rápída, deve ter gasto uns 30 minutos. a das mãos levou quase 1 hora. então pensei que se ela trabalhar com a agenda cheia o dia todo ela receberia uma média de 7,50 a hora.
ainda bem que me lembrei de um calculo que fiz recentemente, sobre quanto eu estava recebendo por hora de trabalho.. em torno de 10 reais.. com o aumento vai chegar a quase 14.
então avaliei e pensei que a manicure nao ganhava tão pouco assim... afinal quando eu trabalhava no telemarketing ganhava 2,50 a hora..
mas essas comparações só fazem sentido sob a atual lógica do trabalho, que permite que um grupo seleto de humanos tenha acesso a tudo de melhor que o mundo produza, e não garante o mínimo de condições de sobrevivência a maioria. que maioria é essa?!

Nenhum comentário:

Seguidores