Maritza Montero

a Maritza Montero é uma psicologa venezuelana, autora importante na Psicologia Comunitária Latino-americana... escreve teoria de Psicologia Política também. mas uma teoria aliada a praxis.
apesar de não ter encontrado referencias escritas ainda, somente relatos orais, ela desenvolve um trabalho com crianças fantástico, desvelando idéias relacionadas a industria cultural, mídia, trabalho, política, consumo, preconceito e discriminação.. mas o interessante é como é feito: COM as crianças, iniciando o contato com aquelas idéias partindo do concreto, do contexto compartilhado por eles, e entre eles se contrói a compreenção do funcionamento humano, social, economica e culturalmente e a nossa inserção nesse sistema..
ler textos da Maritza contribuiu pra que eu não ababonasse o curso de psicologia, pois li no mesmo momento em que entrava em contado com a psicologia social latino-americana. outros autores também contribuiram, mas eles merecem o post deles. e no congresso foi muito legal.. um tanto de estudante bicho grilo, que nem eu naquele tempo, esperando a mulher... só tinha estudante porque no Brasil pra conhecê-la, só estudantes, é muito recente o contato das idéias dela aqui. data desse movimento de articulação da psicologia no continente. quando dizem que a figura chegou, eis que entra uma professora muito bem aliada, de taier... muito bem penteada, perfumada, maquiada.. e linda. mas o choque foi geral, sinal do nosso preconceito. nao grande o suficiente pra nos impedir de ouvi-la atentamente fazendo uma explanação em espanhol. e até de ousarmos a fazer comentários ou perguntas em portunhol ou em portugues mesmo, como no meu caso... e foi uma conversa muito legal, todos se encantaram e se envolveram! (eu entendo espanhol falado no mundo todo, só não compreendo os argentinos.)
e agora escrevendo este post fiz uma busca e encontrei um artigo dela que ainda não li.. "Todo Corre, Mucho Fluye, Algo Permanece Cambio y Estabilidad Social" e o editorial da mesma revista.

Nenhum comentário:

Seguidores