temporizador de buzina - novo ítem obrigatório para veículos motorizados

Existe algo mais irritante do que o som de uma buzina de carro disparada? Daqueles de quando a pessoa enterra a mão na infeliz?

Ou aquele vizinho que não tem dinheiro pra instalar um portão eletrônico nem disposição pra abrir o portão e prefere escravizar a esposa.. todo dia ele buzina BI BIIIII e ela corre pra empurrar o portão. E se a infeliz se atrasa, logo escuta-se BIIIIIIIIIIIIIII.

Tem os amigos (que amigos, heim?!) que ao invés de tocar a campainha quando chega na sua casa, prefere alertá-lo com a buzina do carro.. tem coisa mais grosseira?

Teeeem. O amigo poderia ter daquelas buzinas que emitem mugidos, relinchados, latidos, refrões de funks cariocas, como “só tem popozuda!”, e coisas afins.

Fazendo aula pra tirar carteira de motorista é que descobri: a buzina deveria ser usada somente um toque breve para advertir os demais quanto a algum risco de acidente. Então devíamos ouvir esse som irritante em situações raras, não a todo momento como ocorre. Como todas as outras regras do CTB, só existem nas cartilhas.

Já que as pessoas não são sensatas o suficiente pra usarem a buzina somente nos casos em que o código de transito prevê, acho que devíamos aumentar a lista de equipamentos obrigatórios nos veículos: as buzinas deviam vir com temporizador! Isso mesmo! Nem adiantaria enfiar a mão... ela só buzinaria o suficiente pra alertar alguém.. nada de apavorar as pessoas! Nem de demostrações de “a minha é mais alta que a sua”!

Poderia funcionar assim: o som de um toque na buzina duraria no máximo 0,5 segundo, mesmo que o condutor a pressionasse por tempo maior. Pra nos prevenirmos de tentativas de histeria, após 3 toques consecutivos no período de 5 segundos a buzina ficaria inativa, mudinha, por 20 segundos.

Não seria ótimo nos livrarmos destes sons indesejáveis?? acho que vou mandar essa sugestão pro conselho nacional de transito.

Nenhum comentário:

Seguidores