Salvador - o cara que escolheu o meu nome..

Meu avô é pescador.. Mas quando eu era criança, pescava bem mais. Pesca só de vez em quando agora. E não constrói mais redes. Não que eu saiba. Não que eu veja. Havia me esquecido o quanto vê-lo tecer aquelas tramas de linha povoou o meu imaginário. Amarrava algumas linhas e com uma agulha de pescador ia pacientemente fazendo cada nó. A agulha, como essa daqui, acho que ele também fazia de madeira, pois também é marceneiro.
Tinha também outras peças que ou estavam por perto, ou na própria rede. Chumbadas, bóias de plástico coloridas, iscas artificiais, anzóis, varas de pesca, ferramentas, cordas... caixa de iscas cheias de minhocas preparadas com terra só na hora de sair pra pescaria. Eram muitas texturas, cores e formas nessa coleção de objetos, pra ele utilitários, pra mim recreativos. Com certeza ele é o responsável pelo meu apreço por quinquilharias em geral, pois além das de pesca, muitas outras categorias de objetos eram colecionadas – hábito pouco admirado pela minha avó!
E tinha o canivete de picar o fumo, uai, quase que me esqueço! E de descascar a laranja, e de.. enfim, de tudo, sabem como é, né.
Ah, o detalhe é o meio de transporte: bicicleta. Uma monark 10. Considerando que morávamos todos no bairro Santa Rosa em Uberlândia e que ele gostava de pescar no “rio das velhas”, ou seja, no rio Araguari, que fica entre Araguari e Uberlândia, podemos dizer que a pedalada era boa! E na volta com certeza tinha tucunaré e piau, meus prediletos. E fritos.. hummm.
O interessante é que essas lembranças de vê-lo em baixo da mangueira fazendo ou consertando uma rede ou tarrafa foram reavivadas por um programa que acabei de assistir sobre o trabalho de Luiz Hermano no canal sesctv. Não é difícil imaginar por quê, pois são tantos objetos amarrados.. lindo, estou encantada. Se São Paulo estivesse um pouquinho mais perto.. iria ver seu trabalho de perto logo pela manhã.
É vô! Se a usina não tivesse inundado todo o nosso rio, talvez o senhor ainda pescasse mais, né! nem todo mundo tá preparado pra se adaptar eternamente a tudo quanto é imfortúnio do mundo globalizado - diz-se resiliência!

Um comentário:

Anônimo disse...

chemist demands chriss regents planners pornographic pictures combined approval jolt feeling
semelokertes marchimundui

Seguidores