Ubuntu salvou meu pc do windows!


já fui convencida das vantagens em se usar softwares livres e há tempos quero migrar pro linux. argumentos não faltam. se livrar da pirataria, evitar vírus que são feitos para o windows, ter um sistema mais ágil, leve e simples.
não tem nada que me irrita mais no windows que as atualizações constantes.. todo dia tem algum erro pra corrigir, aí baixa atualizações que daqui uns dias vão gerar outros erros e pedir novas atualizações.. até que a pane não tem mais concerto! mês passado meu computador (com o windows xp) deu pau geral de novo! nem entrava mais! quem tem windows já se acostumou a administrar essas crises de tempos em tempos. claro, o sistema foi feito pra gerar problemas! só assim no ano seguinte poderão lançar uma nova versão e nos convencer a comprar. esse é o objetivo principal de um software pago, não é verdade, gerar necessidade para obter lucro.
se já constatei os problemas e se já fui convencida da filosofia do software livre, então porque não migrei para esta tecnologia antes? provavelmente por receios baseados em preconceitos. no nosso imaginário de usuários comuns linux é só pra quem entende de sistemas, programação... existe um mito de que usar linux é muito difícil, de que dá muito problema em abrir arquivos, ou que não possui programas compatíveis... também uma boa dose de comodismo me fizeram insistir tanto tempo com o windows, pois baseado nesses mitos eu imaginava que teria que sair lendo uma tonelada de tutoriais, daí esperar eternamente o momento em que poderia me dedicar a isso.
ah, meu computador que deu pau: chamei um técnico e disse "cansei do windows e quero que vc coloque linux". aí começaram os argumentos contra.. como eu insisti, ele disse que tentaria. no dia seguinte me ligou argumentando que corria o risco de não abrir arquivos com o novo sistema. até eu que não sou da área sei que esse argumento não tem o menor fundamento. como ficou claro que ele não entendia bulhufas, melhor foi instalar novamente o windows. foi uma grande frustração. mas serviu pra que eu percebesse que se eu não corresse atrás de informações, continuaria dependente desse sistema caduco!
esta semana comecei um curso de Desktop linux distribuição Ubuntu aqui na UFG. foram poucas as aulas mas estou constatando que na verdade há muita desinformação. tudo que é problema do windows, tem uma solução prática no Ubuntu.
pra começar, quando vc instala o sistema operacional ele vem com aplicativos básicos. bem mais que básico, na verdade: editor de texto, de imagem, de planilha, apresentações, players de música e de vídeo (que atualizam codecs automaticamente), gravador de disco, gerenciador de emails, etc...
e muitos outros recursos práticos como gerenciador de notas (pra fazer anotações), captura de imagens tela (que já salva a imagem direto), dicionário. o MSN vc acessa do messageiro Pidgin. o Ekiga softfone permite ligações gratuiras pra outros PCs, ou se vc contratar serviços como o Voip, Skipe ou GVT pode fazer ligações a preços irrisórios pra telefones fixos em todo Brasil.
existe ainda no pacote o gerenciador de aplicativos, que permite além de adicionar e remover aplicativos, pesquisar outros de acordo com a sua necessidade. então ao invés de sair garimpando programas na net, o aplicativo já descreve os programas compatíveis com o sistema e a versão que vc estiver usando.
bem, deu pra perceber que agora estou mais que comvencida, né. me dispus a sair da desconfortável zona de conforto pra procurar um sistema que jogue a meu favor!
pra instalar no meu computador dei uma lida primeiro nesse básico:
e to feliz, feliz com esta opção!


5 comentários:

Christian Camilo disse...

o que seria ubuntu?
faz parte do linux?
talvez eu migre tb..to pensando!

Natália Beatriz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natália Beatriz disse...

o ubuntu é um sistema baseado em linux sim. clicando na imagem acima vermos a linha de desenvolvimento de diversos sistemas derivados do linux. o ubuntu é derivado do debian. como o código linux é aberto, diferentes grupos desenvolvem constantemente novas versões e atualizações.

Chris Benseler disse...

Ah, que bom que deu certo sua migração do Windows para o Linux, Natália!
:)

Anônimo disse...

Olá, como membro da comu fico feliz e ler isso. Se precisa de qualquer ajuda estamos a disposição.


Ubuntu Brasil

:D

Seguidores