é piada, e de mal gosto!

Motivada a fazer uma pergunta pro Roda Viva da semana que vem com o cientista político Candido Mendes acabei escrevendo demais e por fim tive que cortar, cortar até ter apenas 200 caracteres!
É escândalo atrás de escândalo. Tenho a impressão de que faz anos que o congresso brasileiro só legisla a si mesmo, em resposta a algum escândalo. A mídia decide explorar determinado assunto e de repente percebe-se uma bola de neve de antiética, ilegalidade e falta de compromisso com a política. Parece que nenhum tema que afete a vida dos brasileiros é votado!
Um deputado esta semana declarou, defendendo o pagamento de passagens com o nosso dinheiro para a família dele, dizendo que esta também faz parte do seu mandado! Outros que tentam justificar o injustificável dizendo que sempre foi assim e por isso é natural. Ou que não há regras claras – mas não é o legislativo que cria as regras? Então ele também é responsável por negligenciar esse assunto.
A democracia representativa descobriu na prática sua inviabilidade. São os próprios deputados que constroem as regras do jogo, eles que decidem manter as próprias regalias e não punir os crimes dos colegas, então é um dilema sem fim. Além disso, órgãos que deviam fiscalizar o congresso como o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União não o fazem, permanecem mudos. E nós brasileiros com pouco interesse por política assistimos ao noticiário como se tudo fosse mais uma novela das oito!
Não é possível é justificar a existência desse congresso somente pela importância teórica desse instrumento democrático, que na prática não é espaço de defesa do que é público! Devíamos fechar o congresso nacional e começar tudo de novo!

Nenhum comentário:

Seguidores