Fome de tudo - Nação Zumbi

putz! escutei esse disco assim que foi lançado. logo senti que ia ser difícil surgir outro disco que me causasse tanto êxtase! é maravilhoso, distante anos luz do que já existia! o disco Fome de tudo faz você se sentir mais vivo. como se não bastasse, a arte gráfica do disco é linda, é sensacional! e no site tem wallparpers com a mesma arte, que -claro!- baixei pro meu computador.
já fui a dois shows do Nação Zumbi na vida. o primeiro no Festival Jambolada de 2007, em uberlândia. era uma maré de gente completamente embriagada daquela música - e outras drogas! casa lotada, público ansioso por aquele evento inédito na cidade. e foi muito melhor do que todos supunham.
o segundo foi aqui em goiânia dia 14/03, na calourada UFG, com músicas do Fome de Tudo, além das mais pops. o público era dividido. tinha gente que não tinha a mínima idéia do que estava acontecendo (rsrsrs), ficavam andando de um lado pro outro, olhavam pro palco com cara de "o que será isso?!". outros queriam só pegação! (é nisso que dá privação sexual, viu galera, faz as pessoas perderem um puta show por ficarem preocupadas em descolar um ficante antes que o show acabe.) mas toda surdez será castigada!
também os fãs da banda estavam presentes, mas mesmo entre estes, pouca gente reconhecia as músicas o novo disco.. e não se moviam.. no máximo, davam uma mexidinha de cabeça! não sei se pela inevitável comparação com o primeiro em que fui, mas me incomodou a capacidade da maioria das pessoas de permanecerem imóveis!!! como isso é possível??? e eu surtando com cada música, pulando, gritando, cantando, me divertindo horrores! fui lá pra isso, oras!.. fiz a minha parte o tempo todo pra levantar a galera.
mas vamos falar sério! alguém pode imaginar um show desses sem cerveja? me digam? só pra climatizar:
até o Du Peixe reclamou de num ter cerveja! Cantaram "A Praieira" duas vezes com a maior ênfase possível no refrão "Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor".
e os fumantes que apagassem os cigarros (tabaco, viu!!! legalizado), porque também não podia!
deixei um recado no blog do DCE no dia seguinte reclamando. aí responderam "Galera, não teve cerveja porque a reitoria não permitiu, brigamos até o ultimo minuto, pra q vendesse cerveja.Mas o Show em si compensou a falta de cerveja." o problema é o centro de convenções, novinho, chodó da UFG? então por que não fez ao ar livre? ou em qualquer outro lugar? sei lá! será que num foi exatamente isso que faltou pra galera se jogar, sentir a música com todo corpo? não a cerveja em si, mas um ambiente descontraído, menos controlado, não dá pra se divertir se sentindo vigiado o tempo todo! tinha mais segurança que público, que ficavam o tempo todo de cara feia, fitando as pessoas que estavam ali só pra se divertirem. (na saída encontrei um segurança sorridente - o único!! tive que cumprimentá-lo por isso, claro!)
valeu o show? claro que valeu!!! Nação Zumbi sempre vale a pena! e eles se esforçaram a todo custo pra levantar a poeira naquele show! deram dose pra elefante dançar frevo! mas ainda tinham aqueles que resistiam em deixar os pés bem prezos ao chão. problema deles, porque a maioria em determinado momento percebeu que ali era a hora de se liberar, besteira de quem não sentisse a psicodelia da música, a percussão visceral, o eletrônico futurísco que dá a sensação de estarmos embarcando em uma viagem no tempo! pro futuro, claro! e é isso que os caras fazem, música nova, sem nhem nhem nhem... Daniel Benevides na revista RollingStone disse que "só mesmo a Nação consegue quebrar a rotina de mediocridade do rock nacional"!!!
a minha vontade agora é assistir um show do Nação em plena Recife!!! lá no meio da malucada toda! só de pensar já começo a sentir palpitação! será o próximo, tenho certeza!

ah, li um texto de Fábio Novais muito legal que comenta faixa a faixa do disco, falando das refêrencias de cada uma. muito bom!

Nenhum comentário:

Seguidores