vivenciar o presente

tinha o hábito de permitir a minha mente divagar livre ora pelo futuro ora pelo passado.
suposições, expectativas, planos, anseios, medos, desejos.. a qualquer momento povoavam a minha mente fazendo eu me desligar do que estivesse a minha volta naquele exato instante.
mas o passado também surgia assim, com saudades, boas lembranças.. lamentações para aqueles pensamentos "podia ter sido diferente!..." mas não foi. e talvez não tenha sido tão ruim assim!
é que o futuro é ilusório, não existe ainda. podemos planejar, planejar, planejar.. nada garante que que o planejado se torne real.
mas também o passado é irreal, quem garante que a impressão que guardei foi a correta? além disso reconstruímos nossas impressões do passado conforme costuramos nossa identidade, auto-conceito, ego, chamem como queiram.
então o que restou foi a mente presente, por vezes viajante sem rumo, em algum lugar entre o futuro e o passado. daí o desafio, centrá-la no omento presente, nas necessidades presentes.
não tem a ver com o espírito bon vivan esquecido do passado por amnésia alcoolica e despreocupado com a ressaca de amanhã!
tem a ver com ter consciencia da minha história e das estórias que eu construiu pra mim, pra entender quem sou HOJE.
ter planos pro futuro, almejar degraus que os olhos já alcancem, pra escolher onde pisar HOJE.

Nenhum comentário:

Seguidores