Eu quero ter uma web rádio!!!

INFORMAÇÕES SOBRE COMO CONSTRUIR UMA WEB RÁDIO:

Transmissão de Áudio pela Internet e Web Rádios
As rádios livres e comunitárias possuem um alcance reduzido inerente ao seu equipamento - transmissores FM de 2 até 200 Watts - o que pode ser um empecilho na formação de uma rede de rádios, prejudicando o intercâmbio entre rádios e culturas. Existe hoje uma solução relativamente barata para este drama, que é colocar o áudio das rádios disponível na internet.
Este texto tem como finalidade guiar o leitor e a leitora à prática da transmissão de áudio pela internet. Ele é destinado a todas as rádios livres e comunitárias que desejam sua programação veiculada na rede ou que necessitam fazer uma cobertura de algum evento em "tempo real".
http://docs.indymedia.org/view/Sysadmin/WebRadiosPt

Montando um servidor de Webradio
Muito provavelmente você procura por um servidor de webradio para usar na sua transmissão e apesar de fazer uma busca não encontrou muita coisa. Realmente existem muitos servidores desse tipo, quase nenhum deles oferecendo serviço gratuito de transmissão.
A solução, no seu caso, é rodar um servidor na sua conexão com a internet ou então rodar vários servidores em várias conexões com a internet diferentes e juntá-los numa mesma rede, possibilitando que mais ouvintes consigam acessar seu sinal.
Existem vários softwares de servidor. Aqui cobriremos o Icecast, por ser um software livre e com desenvolvimento avançado, permitindo inclusive o streaming de vídeo. Uma alternativa ao icecast é o SHOUTcast, desenvolvido paralelamente com o Winamp, mas ele não é o objetivo do presente texto.
O Icecast permite que se façam transmissões tanto em mp3 quanto em ogg e estas podem ser ouvidas com qualquer tocador. O Icecast roda nas plataforma GNU/Linux, Windows, Solaris, OpenBSD e FreeBSD. Por comodidade, abordaremos a instalação do Icecast no GNU/Linux e no Windows.
Há uma explicação teórica do funcionamento do modelo cliente-servidor no guia Transmissão de Áudio pela Internet e Web Rádios, sendo essa leitura um pré-requisito para o entendimento da instalação e uso de um servidor deste tipo. A maioria das informações aqui contidas foram extraídas da documentação do Icecast.
O texto foi escrito pensando na instalação e uso do icecast em ambiente unix. Se você é um usuária ou usuário Windowz, as diferenças e procedimentos específicos em relação ao resto deste manual são apontados na seção Icecast no Windows.
http://docs.indymedia.org/view/Sysadmin/IceCastPtBr



Introdução
Em função da crescente necessidade do homem de integração com outras pessoas, a Internet se tornou o meio de comunicação mais abrangente e talvez o mais importante da atualidade. Junto com essa supervalorização da Internet, surgiu a necessidade de se transportar, para o computador, utilidades que existiam apenas em outros aparelhos, assim surgiram as rádios de Internet. O conceito de Rádio de Internet é um tanto diferente da rádio comum:
Não existe a necessidade de se ter um aparato complexo para fazer a transmissão.
Pode ser realizada de qualquer computador que possua acesso a uma rede, sem a necessidade de antena.
Pode ser acessada de qualquer computador que esteja também conectado a esta rede.
A qualidade da transmissão pode ser superior à qualidade das rádios FM, mesmo utilizando arquivos no formato MP3 ou OGG.
Para transmitir estes arquivos, há os servidores e os geradores de stream, que fazem o papel de validar a conexão de quem deseja escutar e enviar a música, respectivamente.
Podemos citar como servidores o Shoutcast1 e o Icecast2 (sendo o primeiro um freeware e o segundo um software livre) e como geradores de stream, podemos citar o Darkice3 e o Liveice4 (ambos softwares livres).
http://homepages.dcc.ufmg.br/~barroca/radio/

2 comentários:

Pedro Avlis Blogger disse...

oi eu queria q vc me desse mais dicas sobre como montar uma web radio... se for possível me add no msn pra gente converssar melhor...
desde já fiko grato por tudo...

pepe_belo@hotmail.com

Tiago Camargo Ferreira disse...

Olá, eu trabalho com webradios!
www.ultimotoquewebdesign.com

algumas que ja fiz!
www.radiostudiogospel.com
www.radiohothapotezzi.com
www.webradiolctiago.com

meu msn é tiago@ultimotoque.com

Seguidores