Multa por fumar em SP chega a R$ 3.170 e fechamento do estabelecimento

e quem aplica essa multa é o mesmo que multa os buteco que enchem as calçadas de mesas? e nesse tipo de bizarrisse que dá tentar exportar leis de convívio social de países desenvolvidos

Governo proíbe refrigerantes e sucos artificiais na merenda escolar e lança a Plataforma Freire para diplomar professores

deu na folha
tá, também acho que não deve ter.. mas as escolas vão ficar sem suco? e substituir por suco de caju de garrafinha, revezando com o de maracujá estragado todo dia, pode?
eu - e todo mundo! - tomou daqueles sucos amarelos com gosto de qualquer coisa - é como mágica, vc imagina que está tomando de maracujá que está.. o outro de laranja e também está..
hj vi uma matéria interessante.. o cara argumentava, quando a educação aparece na mídia é pra falar da merenda escolar, do transporte escolar, da escola destruída, do comportamento dos alunos, do tráfico na escola, e nunca sobre o ensino, se as crianças estão aprendendo..muito menos sobre o fato de que, afinal, essa escola só serve pra guardar crianças.
e agora, as notícias são de curso a distância pra formar professor, porque médicos tem que frequentar a universidade pra atender pacientes, engenheiros para construírem prédios, mas professor pode fazer um cursinho apostilado online e ir pra escola tratar com crianças... mais um passo pra desvalorização do professor e da educação como um todo. e o pior é que se trata de uma ação governamental do ministério da educação. não faltasse mais nada, a piada é que nomearam a porcaria de plataforma freire, pra vergonha dos que conhecem o valor das idéias e práticas de Paulo Freire. mais uma do marketing petista, com seu ministro da educação Administrador Fernando Hadad. Por falar em marketing, a propaganda deste projeto é um atentado a educação, basta lembrar que termina com professores em coro respondendo o narrador: "entendido, professor!", quase como um "sim, senhor!" militar.

em Marx, nasce uma Psicologia dialética

depois de me embrenhar na leitura dos pos-modernos, me encontro revendo o método histórico-dialético em Vigotsky e Bakhtin, na tentativa de construir um pré-projeto de pesquisa pra seleção ao mestrado.
e aí encontrei quase por acaso, um Arquivo Marxista na Internet... quisera ter encontrado antes, mas ainda tá valendo! tem um índice por autores e por assuntos. percebi que tem nomes diferentes na lista de autores dependendo de em que língua você acessa.. como naveguei só pelo português, inglês e francês e ainda não consegui ler todos que me interessam, é melhor salvar o link e visitá-lo quando tiver interesse por um em específico. só me estranhou não encontrar o Bakhtin em nenhuma.
foi a partir do site de textos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação da UFMS, que encontrei referencia ao arquivo marxista. o site é muito bom, muito bem organizado e com temas pertinentes e atuais na área. deu até vontade de conhecer melhor o programa. só faltou o link fale conosco pra receberem o elogio! rsrs

n.o. 2

n.o. 1


não sei por qual motivo, nunca postei as minhas fotos de que mais gostei do curso de leitura e produção de imagem, no Muna, com a Cristina e o Manuel.
então vai uma de cada vez, com forme for elaborando como as vejo hoje

não parece trágico :|


acho que passei muito mais tempo da minha vida com professores do que com amigos
em algumas situações valeu a pena escutar coisas interessantes de pessoas inteligentes, ainda há uns com que valha dividir o tempo, ou melhor dizendo, multiplicar o tempo disponível
já a grande parte do período escolar só me fez pensar pra que tanto desperdício
melhor seria ir ao show de rock
que só passou a me preencher a mente por relações estabelecidas a partir da escola

tirei uma foto a algum tempo atrás
do muro da escola em que fiz o colegial, um muro imennnso

o muro


Reflexões sobre o valor do trabalho

fui fazer as unhas no salão, coisa que ocasional. antes de marcar perguntei o preço, 15 reais pé e mão.
sinti que não tava nada fácil tirar as minhas cutículas, as minhas mãos estavam detonadas... e era por isso mesmo que eu estava lá, se estivesse fácil, faria eu mesma. mas em certo momento comecei a achar que a manicure iria receber muito pouco pelo trabalho imenso que estava realizando.. uma fez as mãos, outra os pés. 7,50 pra cada uma... a dos pés foi mais rápída, deve ter gasto uns 30 minutos. a das mãos levou quase 1 hora. então pensei que se ela trabalhar com a agenda cheia o dia todo ela receberia uma média de 7,50 a hora.
ainda bem que me lembrei de um calculo que fiz recentemente, sobre quanto eu estava recebendo por hora de trabalho.. em torno de 10 reais.. com o aumento vai chegar a quase 14.
então avaliei e pensei que a manicure nao ganhava tão pouco assim... afinal quando eu trabalhava no telemarketing ganhava 2,50 a hora..
mas essas comparações só fazem sentido sob a atual lógica do trabalho, que permite que um grupo seleto de humanos tenha acesso a tudo de melhor que o mundo produza, e não garante o mínimo de condições de sobrevivência a maioria. que maioria é essa?!

Maritza Montero

a Maritza Montero é uma psicologa venezuelana, autora importante na Psicologia Comunitária Latino-americana... escreve teoria de Psicologia Política também. mas uma teoria aliada a praxis.
apesar de não ter encontrado referencias escritas ainda, somente relatos orais, ela desenvolve um trabalho com crianças fantástico, desvelando idéias relacionadas a industria cultural, mídia, trabalho, política, consumo, preconceito e discriminação.. mas o interessante é como é feito: COM as crianças, iniciando o contato com aquelas idéias partindo do concreto, do contexto compartilhado por eles, e entre eles se contrói a compreenção do funcionamento humano, social, economica e culturalmente e a nossa inserção nesse sistema..
ler textos da Maritza contribuiu pra que eu não ababonasse o curso de psicologia, pois li no mesmo momento em que entrava em contado com a psicologia social latino-americana. outros autores também contribuiram, mas eles merecem o post deles. e no congresso foi muito legal.. um tanto de estudante bicho grilo, que nem eu naquele tempo, esperando a mulher... só tinha estudante porque no Brasil pra conhecê-la, só estudantes, é muito recente o contato das idéias dela aqui. data desse movimento de articulação da psicologia no continente. quando dizem que a figura chegou, eis que entra uma professora muito bem aliada, de taier... muito bem penteada, perfumada, maquiada.. e linda. mas o choque foi geral, sinal do nosso preconceito. nao grande o suficiente pra nos impedir de ouvi-la atentamente fazendo uma explanação em espanhol. e até de ousarmos a fazer comentários ou perguntas em portunhol ou em portugues mesmo, como no meu caso... e foi uma conversa muito legal, todos se encantaram e se envolveram! (eu entendo espanhol falado no mundo todo, só não compreendo os argentinos.)
e agora escrevendo este post fiz uma busca e encontrei um artigo dela que ainda não li.. "Todo Corre, Mucho Fluye, Algo Permanece Cambio y Estabilidad Social" e o editorial da mesma revista.

II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão

Noooossa! olha essa foto... eu tava aí no meio, consigo até me ver nela.eu to na terceira coluna do eixo, na parte de baixo. foi divertido!
fora isso, foi um puta congresso.. acho q as pessoas toparam fazer pq realmente estavam participando de um evento de super legal, com uma estrutura legal, com cultura, com temas relevantes, com nomes importante..

quero postar mas num dá

tem um tanto de foto que eu quero postar aqui e num tem jeito..
pq não sei onde guardei o cabo da camera.
tem uma nos bastidores das lojas renner... Dori também foi testemunha.
tem uma de rua sobre os instrumentos de trabalho dos varredores de goiania.
tem uma sobre o gancho quadrado gigante que dependuraram no prédio do Museu Antropológico/UFG.
de ter mais,... mas não lembro.
se alguem encontrar um cabo perdido, por favor avise-me.

Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação



a programação do XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação: Formação, Cultura e Subjetividade está muito interessante, com destaque para a mesa Saúde Mental e Trabalho, que terá a participação do prof. Wanderley Codo. pretendo participar deste evento inteiro, nos dias 19 a 22 de agosto.

ok.

tá bom

já entendi

é?

é o que?

:p

entendeu?

entendi

;)

golpe de Estado em Honduras

hoje pela manhã no portal do Conselho Federal de Psicologia encontro essa notícia.. CFP apoia comunicado da ULAPSI sobre golpe de Estado em Honduras, declarando total repúdio ao Golpe de Estado perpetrado por forças retrógadas e antipopulares em Honduras, e exigindo a reposição do presidente legitimamente eleito Manuel Zelaya. "Os golpistas, pretendendo afrontar o direito constitucional do presidente eleito do País, demonstram, assim, não só o desrespeito absoluto à Carta Magna, mas também o total desprezo e desconsideração pelo povo hondurenho, por seus legítimos sonhos de construir uma Honduras mais livre, democrática, popular e latino-americana."
fiquei super assustada com a notícia descabida e fui procurar mais informações do que estava acontecendo.
no portal Mídia sem Máscara, a versão é outra, dizendo que não houve golpe de estado em Honduras, já que o então presidente Zelaya teria sido deposto por infringir a constituição hondurenha "Não obstante as advertências da Corte Suprema, Zelaya seguiu com seus planos de derrotar a democracia em seu país, onde imperava a lei, e com base nesse império da Lei, a Corte Suprema ordenou ao Exército (que não existe para defender o Presidente, senão à Constituição) que prendesse e expulsasse Zelaya do país. Isso não é um golpe de Estado, não há militares governando em Honduras."
eu... sei não hein

Seguidores