Cardamomo-verdadeiro

Cris me apresentou essa iguaria oriental.. o cheiro e sabor são apaixonantes!

O Cardamomo (cardamom, cardamone), é uma árvore de grande porte, cujo nome científico é Elettaria cardamomum.
É condimento caro e muito importante na Índia, Oriente Médio, China, países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca) e América Espanhola.
A planta é da família do gengibre, com folhas grandes, flores brancas e frutos secos de cor esverdeada ou branca contendo sementes negras e aromáticas em pó ou em óleo com sabor picante.
As sementes de cardamomo são consumidas no café nos países árabes ("Arabian coffee") e na Índia, na mistura de condimentos usada para temperar pratos. Também é aproveitado para aromatizar pães, carnes, pastéis, pudins, doces, salada de frutas, sorvetes, embutidos e licores. Não deve ser consumido em altas doses, pois pode provocar vômitos.
Tem propriedades anti-sépticas, digestivas, diuréticas, expectorantes e laxantes.

Eu quero me deliciar... Bolo invertido de pêra e cardamomo!


Bolo invertido de pêra e cardamomo
Caramelize ¾ de xícara de açúcar e junte ¼ de xícara de manteiga. Espalhe no fundo e nas laterais de uma forma redonda. Eu usei de 25cm de diâmetro, mas pode ser um pouco menor. Descasque e fatie 2 pêras sem o caroço. Respingue com suco de limão e espalhe as fatias de pêra no fundo e nas laterais da forma, sobre o caramelo.
Massa:¾ xícara de açúcar½ xícara de manteiga2 ovos½ xícara de leite1 ½ xícara de farinha de trigo½ colher de chá de cardamomo em pó2 colheres de chá de fermento em pó
Bata a manteiga, o açúcar e os ovos até ficar bem cremoso. Junte o leite, a farinha, o fermento e o cardamomo e misture bem. Despeje na forma preparada, sobre as pêras fatiadas. Leve ao forno pré-aquecido em 180 graus até dourar. Desenforme antes de esfriar e sirva morno ou em temperatura ambiente.

Oficinas de fotografia FOTO NA LATA


O filho nasceu... tá meio desnutrido ainda mas vai crescer saudável e feliz!!!

Futebol para cegos, cara! Pirei!


Brasileiros festejam título parapan-americano e vaga paraolímpica
RIO DE JANEIRO, 19 de agosto - A alegria tomou conta dos jogadores e da comissão técnica do Brasil após a suada vitória sobre a Argentina (1 a 0), na decisão do futebol de 5 dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007.
Para Severino Gabriel da Silva, conhecido como Bill, que marcou o gol decisivo para o time da casa, a conquista é a primeira de muitas. "O título foi uma recompensa para o nosso árduo trabalho. Agora é seguir na luta para conquistar o título nos Jogos Paraolímpicos de Pequim", afirmou. Um dos mais alegres era o técnico Antônio de Pádua, que não disfarçava a tensão durante o jogo. "Em uma final como essa não dá pra ficar calmo, mas agora posso relaxar. Estou muito feliz e satisfeito com a dedicação do time". O goleiro Fábio, que não tem deficiência visual e atua paralelamente em times de futsal e futebol de 5, destacou que não há facilidade em atuar numa categoria para jogadores que não enxergam. "Os chutes a gol no futebol de 5 são todos muito próximos da baliza. Se o goleiro não tiver reflexos muito bem apurados, não se sairá bem", disse o campeão.


Paracatu é tudo de bom!












Encontro Rádio Buriti

Aconteceu na Casa de Cultura o Encontro Rádio Buriti, com o objetivo de divulgar músicos e compositores na web-rádio Buriti. A rádio foi criada com o intuito de difundir a produção musical independente produzida no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Esse encontro também aconteceu em Araxá, Patos de Minas e Uberlândia. O projeto é patrocinado pela Natura e tem o apoio das Secretarias Municipais de Cultura dessas cidades.
A rádio online pode ser acessada pelo endereço http://www.radioburiti.com.br/.








Seguidores